O Curativo Duoderm CGF Hidrocolóide 10x10cm - ConvaTec com fórmula de gel controlada. É um curativo adesivo (hidrocolóide) de contato que absorve o exsudato e promove um ambiente úmido que favorece o processo de cicatrização e auxilia na remoção de tecido desvitalizado da ferida sem danificar o tecido recém-formado.
Instruções
Modo de Usar:
Os curativos DuoDERM® são estéreis e devem, portanto, ser manipulados de forma apropriada;
Selecionar um curativo que ultrapasse a borda da ferida em pelo menos 3 cm;
Limpar a ferida de acordo com os procedimentos convencionais. Irrigar com solução salina e secar a pele adjacente para eliminar qualquer substância gordurosa;
Retirar o papel protetor do lado de trás do curativo, minimizando o contato dos dedos com a superfície adesiva;
Alisar o curativo com as mãos para se assegurar da sua adesão, principalmente nas bordas;
Para melhor aderência em locais anatômicos, pode-se utilizar um adesivo hipoalergênico ao redor das bordas do curativo;
O curativo DuoDERM® pode permanecer aplicado até no máximo 7 dias, desde que não haja incômodo, vazamento de exsudato ou sinais clínicos de infecção;
O curativo deve ser avaliado com frequência para verificar se há vazamento ou desprendimento das bordas. Se ocorrer alguma destas situações, o curativo deve ser trocado. Como o curativo absorve o exsudato, o gel formado pode ser perceptível pela parte externa do curativo.
Precauções
Antes de utilizar o produto recomendamos ler a instrução de uso que o acompanha na embalagem;
Armazenar entre 10 e 25?C. Conservar em local seco e evitar umidade elevada.
Registro Anvisa Nº 80523020010.
Composição
Gelatina, carboximetilcelulose sódica, pectina, poliisobutileno, borracha butílica, borracha de estireno-isopreno-estireno, metileno 3,5-di-tert-butil-4- hidroxicinamato, éster de pentaeritritol, óleo mineral e espuma de poliuretano.
Processo de Esterilização: Radiação Gama.
Medidas: 10 x 10 cm.
Quantidade: Unidade e Caixa com 10 unidades.
INDICAÇÃO
Abrasões;
Lacerações;
Cortes superficiais;
Queimaduras e escaldaduras;
Rachaduras de pele.
Informação Adicional
Os curativos hidrocolóides tem diversas propriedades:
- Produzem um ambiente úmido para ferida;
- Gerenciamento de exsudato;
- Facilitam o desbridamento autolítico;
- Promovem uma barreira para microorganismos;
- Ajudam com o manejo da dor;
Criação de um ótimo ambiente para a cicatrização:
- Os curativos hidrocolóides criam um ambiente úmido para uma cicatrização otimizada;
- Especificamente, acredita-se que os hidrocolóides promovam a angiogênese, aumentam o número de fibroblastos dérmicos, estimulam a produção de tecido de granulação e aumentam a quantidade de colágeno sintetizado.
Desbridamente Autolítico:
- As propriedades de retenção de umidade dos hidrocolóides ajudam a suavizar e re-hidratar o tecido necrótico, contribuindo para o desbridamento autolítico.
Prevenção de Infecção e Infecção Cruzada:
- Os hidrocolóides são adesivos impermeáveis e podem atuar como barreira viral e bacteriana, desde que o curativo permaneça intacto e sem vazamento do exsudato. Os curativos hidrocolóides podem, portanto, ser vantajosos para uso em áreas como o sacro, que são regularmente sujeitos à contaminação.
Manejo de Dor:
- O gel formado durante o uso do curativo hidrocolóide torna a remoção fácil e atraumática. Acredita-se que o ambiente úmido e oxigenado reduzido produzido pelo curativo protege as terminações nervosas e, assim, ajuda a reduzir a dor no leito da ferida;
- A espuma de poliuretano contribui no fornecimento do ambiente úmido para a ferida e auxilia na proteção da ferida contra influências do ambiente.
Proteção:
- Ele é projetado para reduzir o risco de uma maior ruptura da pele devido ao atrito, evitando o contato com a roupa / roupa de cama;
- Pode ser usado em fissuras de pele e feridas superficiais, feridas secas a levemente exsudativas, tecido ou pele recém-formado.